Clareamento Dentário
Clareamento Dentário
O clareamento a laser vem se desenvolvendo ao longo dos anos, e tem se mostrado cada vez mais eficaz no tratamento de manchas amarelas causadas pelo cigarro, alimentação (corantes), idade e até pela genética dental.
Diferente do que muitos pensam, o clareador não desmineraliza o esmalte dentário, já que age na dentina, que dá cor ao dente. O que pode acontecer é uma pequena sensibilidade ao longo do tratamento, podendo ser minimizado com o uso de dessensibilizantes.
O clareamento pode ser feito de duas formas:
Clareamento a laser
É feito no consultório, possui uma ação rápida e tem como principal vantagem a resposta ao tratamento. Além disso, a sensibilidade é bem menor e pode ser controlada pelo dentista.
Clareamento caseiro
É feito a partir de uma moldeira, confeccionada em laboratório, que o paciente aplica antes de dormir. É realizado com um gel mais fraco do que o gel usado no clareamento a laser, sua sensibilidade é muito maior do que no clareamento feito no consultório, sendo controlada pelo paciente, não pelo dentista. Outra desvantagem é a demora na resposta, sendo preciso cerca de 14 dias para cada arcada, além do inconveniente de dormir com a moldeira.
Aqui, na Biodentes, usamos um clareador importado, que possui flúor e cloreto de potássio em sua fórmula, diminuindo o desconforto causado pela sensibilidade. Além disso, usamos um dessensibilizante alemão, que ajuda o paciente a suportar o tratamento, lembrando que, como a sensibilidade varia de pessoa para pessoa, algumas sentem mais dor que outras.