Implante Dentário
Implante Dentário
O implante dentário é a mais nova e moderna técnica na odontologia para repor dentes que foram perdidos e que não têm mais a possibilidade de tratamento. Como a ciência vem evoluindo, a odontologia também se desenvolveu muito e o implante tem sido considerado a terceira dentição.
Hoje, existem alguns tipo de implantes:
Implante ósseo integrado
Por meio de cirurgia, os dentes são parafusados diretamente no osso da maxila ou mandíbula. Esse implante pode ser sob carga imediata (quando o dente é colocado logo após a cirurgia) e depende de vários fatores, ou sem carga imediata (caso em que a osseointegração – integração ao osso – leva em torno de 6 meses, a depender da região que recebe o implante). Passado esse período, uma nova cirurgia é realizada, na qual o dentista remove a parte da gengiva que esteja recobrindo o implante e conecta um dente artificial (coroa de cerâmica) ao implante.
Prótese Protocolo
Uma prótese total implanto-suportada é parafusada sobre 4 a 8 implantes.
É uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, mas exige bastante cuidado do paciente na sua higienização.
Pode ser feita em resina ou porcelana.
Prótese Overdenture
Trata-se de uma prótese total removível sobre implante.
Esse tipo de prótese exige menos implantes (2 a 6, em média) e é confeccionada em resina. É como uma dentadura, mas tem um encaixe em uma barra-clip que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção.
Pode ser retirada pelo paciente na hora de higienizar, favorecendo a saúde da boca.